Skip to content

O que é DevOps e como implementar?

Você já ouviu falar em DevOps? Se você está interessado em entrega rápida de novos recursos e processos de desenvolvimento ágeis, então você precisa se familiarizar com essa cultura. DevOps é uma abordagem moderna ao desenvolvimento de software, que conecta desenvolvedores e operadores para criar soluções inovadoras e melhorar os processos.

Neste post, exploraremos o que é DevOps e como ele pode ajudar na criação de soluções de software mais eficientes. 


1. Introdução


A criação de apps em questão de dias ou horas com o qual estamos acostumados não poderia ser mais diferente do antigo cenário de desenvolvimento de software. Em outras épocas, levava-se meses para modelar uma nova versão e mais alguns anos para desenvolver. Depois disso, o lançamento era comemorado com direito a eventos, discursos do CEO e notas em jornais e revistas.

O surgimento de serviços web e de negócios digitais causou uma das maiores revoluções que a área de TI já viu. Além disso, empresas como Amazon, Netflix, Uber, Facebook e Flickr passaram a adotar a Metodologia Ágil, o que levou a uma verdadeira mudança de paradigma.

A área de desenvolvimento rapidamente adotou métodos como o Scrum, o que permitiu a entrega mais constante de novos códigos. Ainda assim, as empresas não conseguiam colocá-las em produção, na mesma velocidade.

A equipe de operações de TI precisava criar um ambiente de homologações, testar a infraestrutura e minimizar qualquer instabilidade, aumentando muito o tempo de deploy! Em vez de velocidade, que o objetivo era apenas a alta disponibilidade da infraestrutura de serviços,

Como fazer para que todos os grupos da TI trabalhem com o mesmo propósito: entregar softwares rápido e de forma segura para atender às necessidades da empresa?




2. A Cultura DevOps


É aqui que entra a cultura DevOps:


DevOps é um conjunto de práticas de engenharia que têm como objetivo unificar as áreas de desenvolvimento de software (Dev) e operações (Ops). Assim é possível a integração contínua e entrega contínua (continuous integration & continuous delivery - CI/CD) em todas as fases de criação.

 

O termo DevOps foi criado por Andrew Shafer e Patrick Debois, em 2008, durante a Conference Agile, em Toronto. Desde 2009 a cultura DevOps tem sido promovida através de uma série de eventos chamados DevOpsDays, que começou na Bélgica e agora se espalhou para outros países. PS: Dizem que o DevOpsDays Vitória é um dos eventos mais legais para se conhecer. ;)

O avanço na cultura DevOps foi impulsionado pelas criação de incríveis ferramentas de automação e gerenciamento de configurações, como Puppet, Ansible, Chef, OpenStack e OpenNebula. Mas não conte apenas com elas para conquistar todos os benefícios da cultura DevOps! DevOps é mais do que uma metodologia ou um conjunto de ferramentas.

As ferramentas são uma grande ajuda para automatizar processos em todas as fases do ciclo de desenvolvimento e entrega de software. Mas apenas a sua implantação não garante os benefícios da cultura DevOps. Até porque profissionais de Unix e Linux sempre buscaram a automatização de suas tarefas há muito tempo #shellscript.

Os fatores que têm promovido a adoção da cultura DevOps são:

A demanda por um aumento na taxa de liberação de novas versões, vinda da área de negócios;
A implantação do Scrum e de outros processos e métodos de desenvolvimento ágeis;
Um maior foco em automação de testes e métodos de integração contínua;
A ampla disponibilidade de infraestrutura virtualizada e nas nuvens e
A promoção ampla de melhores práticas.




3. Objetivos da Cultura DevOps


No entanto, DevOps será apenas mais uma palavra da moda se sua adoção não vier acompanhada de uma mudança de comportamento, em todos os níveis hierarquicos. Em times que adotam a cultura DevOps, as equipes têm como objetivos:

  • Reduzir todo o ciclo de desenvolvimento;
  • Aumentar a frequência de deploys, com testes automatizados de códigos em todas as fases do ciclo de vida do aplicativo;
  • Maximizar a previsibilidade e eficiência dos processos operacionais e
  • Principalmente, alinhar todos as ações dos grupos de TI com os objetivos de negócio da organização.


Para isso, desenvolvedores, analistas e gerentes devem adotar uma atitude de responsabilidade compartilhada, valorizando feedback, o que vai permitir a melhoria contínua dos processos de trabalho.

Também é preciso compreender que a automação facilita colaboração, mas ao mesmo tempo traz eficiência e fornece mais tempo para inovação. Isso torna os profissionais de TI mais responsáveis por apoiar o negócio e por buscar constantemente novas soluções.



4. Benefícios da Cultura DevOps

 

Os benefícios mensuráveis da cultura DevOps incluem:

  • Entrega rápida e eficaz de softwares em ambiente de produção;
  • Capacidade aprimorada de pesquisa e inovação;
  • Solidificação de uma cultura voltada ao desempenho;
  • Menos riscos com produtos de qualidade;
  • Melhoria na satisfação de seus consumidores e
  • Redução de custos.


Uma pesquisa demonstrou que empresas que adotam práticas DevOps obtêm resultados significativos. Elas realizam deploys 46 vezes mais que seus competidores, realizam mudanças 440 vezes mais rápido e recuperam-se de falhas com uma eficácia 96 vezes maior.


5. Conclusão


Em uma economia onde as empresas devem se tornar escaláveis, sem sacrificar performance, a cultura DevOps deixou de ser uma vantagem competitiva: é adotar ou ficar pelo caminho.

Agora que você já sabe o que é DevOps, como ele pode ajudar na criação de novos recursos e soluções eficientes, não há mais desculpas para não começar a implementar essa abordagem em sua empresa. Se você estiver pronto para escalar seus processos de desenvolvimento, converse com um de nossos Especialistas