Skip to content

Como implementar Segurança Contínua usando a sua pipeline CI/CD.

A integração contínua (CI) e a entrega contínua (CD) são práticas essenciais no DevSecOps, com elas, podemos implementar a Segurança Contínua (CS), que é a implementação de ferramentas automatizadas de segurança. Essa estratégia é crucial para garantir que as aplicações sejam protegidas contra vulnerabilidades e ameaças em tempo real. 

Neste texto vamos explorar o passo-a-passo para implementar a Segurança Contínua efetivamente:

Identifique os pontos de integração:

Determine os pontos-chaves na pipeline CI/CD em que as ferramentas de testes de segurança automatizados serão inseridas. Isso pode incluir a fase de construção de artefatos, implantação em ambientes de teste ou pré-produção. Lembre-se do conceito de Shift Left: sempre que possível, traga os testes e feedbacks para mais perto dos desenvolvedores. 

 

Selecione as ferramentas adequadas:

Pesquise e escolha as ferramentas de SAST/DAST que atenda às suas necessidades específicas. Considere recursos como suporte a tecnologias usadas em suas aplicações, capacidade de varredura automatizada e relatórios detalhados de vulnerabilidades.

 

Integre as ferramentas à pipeline:

Configure a integração da ferramenta de SAST/DAST na pipeline CI/CD. Isso pode ser feito por meio de plugins específicos para as ferramentas de CI/CD que você está usando, scripts personalizados ou chamadas de API. Certifique-se de que a ferramenta seja executada automaticamente em cada etapa relevante do processo de entrega.

 

Defina configurações e políticas:

Configure as opções e políticas de varredura de acordo com as necessidades do seu ambiente. Defina quais áreas da aplicação serão verificadas, quais tipos de testes serão executados (como detecção de vulnerabilidades conhecidas, injeção de SQL, XSS, entre outros) e qual será o nível de severidade aceitável.

 

Analise os resultados:

Após cada execução das ferramentas de teste, revise os relatórios gerados. Analise as vulnerabilidades identificadas e suas severidades, priorizando as correções necessárias com base nos riscos associados.

 

Automatize ações corretivas:

Integre ações corretivas automatizadas na pipeline CI/CD para abordar as vulnerabilidades identificadas. Isso pode incluir a geração automática de tarefas de correção, integração com ferramentas de gerenciamento de problemas ou disparo de notificações para a equipe responsável pela correção.

 

Monitore continuamente:

Mantenha as ferramentas em execução regularmente, como parte de um processo contínuo de segurança. Aplique as correções necessárias em cada iteração da pipeline CI/CD, garantindo que a segurança da aplicação seja mantida ao longo do tempo.

 

Ao implementar ferramentas de teste de segurança na fase de entrega de software da pipeline CI/CD, você pode identificar e corrigir vulnerabilidades de segurança em tempo hábil, garantindo a proteção contínua das suas aplicações. Essa abordagem contribui para a criação de um ambiente seguro e confiável, fornecendo maior tranquilidade e confiança aos usuários finais.