Skip to content

Qual a diferença entre pentest e análise de vulnerabilidades?

Análise de Vulnerabilidades e Pentest são termos cada vez mais confundidos. No entanto, eles têm diferenças significativas. Nesse artigo, iremos explicar o que cada um significa e quando seu negócio deve usá-los. 

Sabendo quando aplicar cada um deles é importante para garantir que os seus dados e informações estejam realmente seguros no ambiente digital. Além disso, entendendo esses conceitos, você poderá tomar decisões mais assertivas para proteger sua empresa contra ataques hackers, fazendo o melhor investimento.

1. Introdução

A Análise de Vulnerabilidades, também conhecida como Vulnerability Assessment, é um processo de identificação de ameaças potenciais em redes, dispositivos e aplicações, mas sem a intenção de explorar ou causar danos aos sistemas. Seu custo é significativamente mais baixo que o do pentest e estes testes podem ser automatizados e incluídos em sua pipeline de desenvolvimento de software, por exemplo

Já o Pentest (Penetration Test, Teste de Penetração ou Teste de Intrusão) é uma atividade realizada por especialistas em segurança cibernética, com anos de experiência, em que eles simularão ações de pessoas mal intencionadas a fim de avaliar as vulnerabilidades de um sistema. É um hacking ético, com o objetivo de identificar e principalmente, explorar e demonstrar as falhas pós exploração, registrando os danos que um ataque pode causar.

Ou seja, um profissional poderá acessar sua plataforma e roubar dados sensíveis durante um teste de penetração! Existem vários tipos de Pentest e sua empresa precisa conhecê-los antes de planejar e escolher entre eles: Black Box, Gray Box e White Box.

Ambos os processos são feitos para encontrar vulnerabilidades no sistema, testando as defesas do sistema, com o objetivo de identificar o nível de segurança da sua empresa. A escolha entre o Pentest ou a Análise de Vulnerabilidades depende de diversos fatores, como o objetivo da avaliação, o tamanho e complexidade do sistema e a disponibilidade de recursos.

 

2. Quando usar

Ao iniciar um Programa de Gestão de Segurança da Informação para sua empresa, o objetivo é descobrir áreas onde a segurança do sistema pode ser melhorada. Neste caso, a Análise de Vulnerabilidades é a melhor escolha: ela é indicada para empresas que desejam avaliar a segurança de seus sistemas, mas não querem correr o risco de causar danos aos dados e aplicações. Além disso, é uma boa opção para avaliar a segurança do sistema regularmente, com menores custos.

Agora, se o objetivo é atestar a eficiência de suas defesas contra possíveis invasões, o Pentest é a melhor escolha. Ele é indicado para empresas que desejam comprovar a segurança de seus sistemas contra ataques reais, principalmente em um processo de certificação de segurança da informação como a PCI, ISO 9001, FedRamp e etc.

 

3. Conclusão

Em resumo, o serviço de Pentest é indicado para avaliar a segurança de sistemas e aplicações contra ataques reais, enquanto a Análise de Vulnerabilidades é indicada para identificar pontos fracos do sistema sem explorar a vulnerabilidade encontrada. Ambas as opções são importantes para garantir a segurança de sistemas e aplicações, mas a escolha entre elas deve ser baseada nas necessidades específicas da empresa.

Você precisa se preocupar com os riscos de segurança da sua empresa? Você tem dificuldade para cumprir as exigências de compliance? Ou você deseja aumentar a confiança dos clientes na sua empresa? 

Com os serviços de Pentest e Análise de Vulnerabilidades da spiritsec.com, você pode reduzir seus riscos, cumprir os requisitos de compliance dentro de um curto prazo e aumentar a confiança em sua plataforma. Entre em contato conosco e vamos fornecer um diagnóstico preciso das deficiências de segurança no seu ambiente, oferecendo recomendações práticas para corrigi-las.