Skip to content

Curso DevOps: A sua jornada de aprendizado

DevOps é uma metodologia que une as equipes de desenvolvimento de software e operações de TI, promovendo a colaboração e a comunicação entre essas áreas. Com a crescente demanda por profissionais qualificados, é essencial buscar oportunidades de aprendizado e aprimoramento. Por isso, neste artigo, apresentaremos uma lista dos principais cursos de DevOps, que ajudarão você a expandir seus conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho.

 

Curso de Cultura DevOps

Além das habilidades técnicas, a cultura é um aspecto crucial do DevOps. Esses cursos exploram os princípios da cultura DevOps, como colaboração, compartilhamento de conhecimento e mentalidade ágil. Eles ajudam a desenvolver habilidades interpessoais, gerenciamento de mudanças e trabalho em equipe eficaz.

Nossa indicação: O curso da Puc Minas pode ser acessado gratuitamente e possui uma ótima didática para quem está começando.

 

Curso de Fundamentos de DevOps

Para iniciar sua jornada no mundo do DevOps, é recomendado começar com um curso que aborde os fundamentos da metodologia. Esses cursos fornecem uma visão geral dos princípios e práticas do DevOps, incluindo automação, colaboração e integração contínua. Além disso, eles também exploram ferramentas populares usadas no ambiente DevOps.

Nossa indicação: Neste curso preparado pelo Massachussets Institute of Technology (MIT), o aluno aprenderá sobre as ferramentas-chave por trás do design de software eficiente  como microserviços e as metodologias fundamentais de Cloud Computing e DevOps.

 

Curso de Linux

Aprender Linux é fundamental para um profissional DevOps, pois o sistema operacional Linux é amplamente utilizado em ambientes de desenvolvimento e implantação, além de ser a base de muitas tecnologias e ferramentas relacionadas ao DevOps.

Nossa indicação: Gleydson Mazioli, nosso CTO e autor do Guia Foca Linux, passou um ano criando o melhor treinamento de Linux possível. Com ele, você ainda poderá passar em uma certificação como a Linux Professional Institute (LPI). 

curso_devops_linux

 

Curso de Integração e Entrega Contínua (CI/CD)

A integração contínua e a entrega contínua são conceitos centrais do DevOps. Esses cursos fornecem uma compreensão aprofundada de como automatizar o processo de integração, testes e implantação de software, permitindo entregas frequentes e confiáveis. Você aprenderá a configurar pipelines de CI/CD usando ferramentas como Jenkins, GitLab CI/CD e AWS CodePipeline.

Nossa indicação: No curso de CI/CD com GitLab da DIO, em 13 horas você aprenderá uma maneira fácil e eficiente de lidar com as atualizações frequentes de software e carregá-las automaticamente em um repositório para implementação em produção.

 

Curso de Automação de Infraestrutura

A automação desempenha um papel vital no DevOps, permitindo a implantação rápida e consistente de infraestruturas e ambientes de desenvolvimento. Nesses cursos, você aprenderá a usar ferramentas como Ansible, Terraform, Chef e Puppet para provisionar, configurar e gerenciar sua infraestrutura como código, de forma ágil e escalável.

Nossa indicação: A Escola Superior de Redes RNP é referência em infraestrutura no Brasil e há decadas vem produzindo conteúdo de qualidade para o mercado de tecnologia. 

 

Curso de Containerização e Orquestração

Os contêineres e a orquestração de contêineres, com ferramentas como Docker e Kubernetes, revolucionaram o gerenciamento de aplicativos e a escalabilidade. Esses cursos ensinam como criar, implantar e gerenciar contêineres usando tecnologias populares. Você aprenderá a otimizar recursos, garantir a disponibilidade e dimensionar aplicativos com facilidade.

Nossa indicação: Rafael Gomes, o famoso Gomex, faz parte do movimento DevOpsDays e é responsável pela promoção do movimento no Brasil. Reconhecido por seu conhecimento técnico, juntou-se ao LinuxTips para transformar suas inúmeras palestras e livros em um curso didático e pontual

 

Curso de Monitoramento e Observabilidade

O monitoramento adequado é essencial para identificar problemas de desempenho, gerenciar incidentes e melhorar a confiabilidade de um sistema. Os cursos de monitoramento e observabilidade ensinam as melhores práticas para coletar, analisar e visualizar dados de logs e métricas. Você também aprenderá a usar ferramentas como Prometheus, Grafana e ELK Stack (Elasticsearch, Logstash e Kibana).

Nossa indicação: Aqui a gente recomenda a fonte! A Elastic possui treinamentos váriados de monitoramento e observabilidade, que permitirão que você comece neste vasto mundo de logs e dashboards.

curso_devops_observabilidade

 

Curso de DevSecOps

O DevSecOps enfatiza a integração da segurança no pipeline de desenvolvimento de software. Esses cursos fornecem insights sobre como identificar e mitigar ameaças de segurança desde as fases iniciais do desenvolvimento até a implantação. Você aprenderá a usar ferramentas de segurança, realizar testes de penetração e implementar práticas de segurança em todo o ciclo de vida do software.

Nossa indicação: Aguarde! Em breve lançaremos um curso gratuito sobre DevSecOps. Enquanto isso, que tal acompanhar nossa newsletter Aprendendo DevSecOps?

 

Conclusão

Investir em educação e aprimoramento contínuo é fundamental para acompanhar as demandas do mercado de de trabalho. Os cursos mencionados neste artigo oferecem uma base sólida para desenvolver suas habilidades em DevOps, permitindo que você se destaque como profissional nesse campo.

Lembre-se de escolher cursos que sejam relevantes para suas necessidades e objetivos específicos, levando em consideração as tecnologias e ferramentas que você pretende usar em seu ambiente de trabalho. Aproveite essas oportunidades de aprendizado e colha os benefícios de se tornar um especialista em DevOps.