Skip to content

O que é DevSecOps?

DevSecOps é a junção das palavras "Desenvolvimento" (Development), "Segurança" (Security) e "Operações" (Operations). O termo refere-se à cultura que visa promover a integração de segurança no processo de desenvolvimento de aplicações.

No mundo cada vez mais conectado e dependente de tecnologia em que vivemos, a segurança da informação é um aspecto de extrema importância para os negócios. Com o crescimento das ameaças cibernéticas e a necessidade de desenvolver software de maneira rápida e eficiente, a cultura DevSecOps permite incorporar a segurança desde os primeiros estágios do ciclo de vida do software. 

Em vez de tratar a segurança como uma responsabilidade à parte, buscamos integrá-la de forma contínua e automática em todas as etapas do ciclo de vida do desenvolvimento de software. Assim, mudando o pensamento de que a segurança é analisada apenas quando há um problema, e sim ser pensada desde o início.

A parte central do DevSecOps é a colaboração e a comunicação contínua entre as equipes de desenvolvimento e operações e a equipe de segurança. Ao contrário do modelo tradicional de desenvolvimento em cascata, em uma empresa que adota DevSecOps, os desenvolvedores não apenas escrevem o código, mas também são responsáveis por garantir sua segurança. Enquanto isso, os profissionais de segurança e operações fornecem orientação e ferramentas para facilitar esse processo.

Uma das principais vantagens do DevSecOps é a detecção precoce de vulnerabilidades e falhas de segurança, através do “shift left”. Ao integrar controles de segurança nas fases iniciais do desenvolvimento, é possível identificar e corrigir problemas de segurança antes mesmo do código subir para o repositório, o que vai impedir que eles se tornem futuras vulnerabilidades exploráveis. Isso reduz o risco de incidentes de segurança e evita o retrabalho e os custos associados à correção de problemas descobertos tardiamente.

Outro aspecto crucial do DevSecOps é a escalabilidade e a flexibilidade. Com a adoção de práticas ágeis e a implementação de processos automatizados, as organizações podem responder rapidamente às mudanças de requisitos e às ameaças emergentes. 

Para isso, criamos o que a Michelle Ribeiro chama de segurança continua (CS), fazendo um paralelo com a integração e entrega contínua (CI/CD): a evolução das pipelines, nos quais testes de segurança são automatizados e práticas de segurança são incorporadas em cada etapa do ciclo de vida do software, desde a integração do código-fonte até o ambiente de produção. Essa segurança integrada permite que as organizações lancem novas funcionalidades de forma segura e confiável, mantendo a integridade dos sistemas.

No atual cenário de ameaças cibernéticas em constante evolução também é crucial adotar uma abordagem proativa e oferecer ferramentas de monitoramento contínuo e resposta a incidentes, a fim de mitigar riscos e garantir a pronta ação em caso de violações de segurança. 

É importante ressaltar que o DevSecOps não se trata apenas de segurança automatizada em sua pipeline - isso é a segurança contínua, que mencionamos anteriormente. DevSecOps é o processo cultural de melhoria contínua, em que a colaboração entre as equipes e a adoção de uma mentalidade voltada para a segurança são fundamentais, permitindo que as organizações alcancem níveis de maturidade cada vez mais altos.